Pronto, agora que você já conhece as expressões e as gírias e já sabe o que NÃO falar você deve estar pulando como uma gazela pensando " Que ótimo, é só isso que eu preciso, vou sair falando por aí como um idiota", com certeza.
Mas não é tão simples. De nada adianta conhecer todas as manhas do tiopês mas simplesmente traduzir as palavras, existe toda uma maneira de se comunicar, e essa é a parte mais difícil de aprender (e ensinar também).
Vamos analisar uma frase:
Ei menine fassa secso sen camisinia ok// fas ben pro corpo e pra auma _ _ _ _ _ brinks menine rsrsrs noa fassa isso ok/ ou vose vai ter un bebe rapido protessao cempre.s2/
A primeira coisa a se dizer: é típico do tiopês tratar tudo com bom humor, mau humor não tá com nada, então não faça cara feia e engula o choro. Tiopês com mau-humor não existe!
Cara feia não tem lugar no Tiopês.
Segundo, como você é foda e sabe falar tiopês muito bem, vai sempre tirar uma dos n00bs que aparecem, e até dos outros também, mas o importante é sempre sair da situação com bom humor, ok? Nunca tente ser maior que alguém, seja humilde.
E terceiro, coloque isso na cabeça: você deve ser alguém inteligente que mudou de algum modo e está escrevendo errado, e não alguém burro que escreve errado (errado é como os pobres de espírito denominam o tiopês).
Se você for meio burro, ao menos finja que é inteligente.
Você deve escrever com sagacidade, e não com idiotice. Veja um outro exemplo:
Inteligente: Vaoms lutar por un mumdo sen violemcia plis vamso ce amar
Idiota: rerere violemcia e mau nao queor violemcia ok/ nao se batan ou vol shorar
Dá pra perceber, não dá? Na Inteligente a frase é divertida e de fácil compreensão, mas a Idiota
causa uma sensação de náusea, uma coisa confusa e burra mesmo (e eu não estou exagerando).
Ao menos finja que você não é assim.
Por fim, eu repito mais uma vez: não leve essas dicas muito a sério. Por que? Porque essa é a minha versão do tiopês, e eu só estou tentando ensinar porque acho que ele é bom, ótimo para quem quer aprender (afinal eu aprendi com um mestre).
Mas mesmo assim não tome as dicas como verdade, frequente comunidades, se comunique, desenvolva seu próprio estilo e seja feliz.
Na próxima parte, os toques finais, os últimos detalhes, a cereja do bolo!
Um pouco da gramática, aprenda a não estragar as palavras e
um pouco do resto-que-não-teve-lugar.
Até a próxima!
ps: não esqueça de comentar, qualquer dúvida ou sugestão eu responderei prontamente!
Índice:
Introdução
Parte 1 - O que NÃO usar
Parte 2 - Os bordões e as expressões
Conclusão
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Aprenda a Falar Tiopês Corretamente - Parte 3
Assinar:
Comment Feed (RSS)
|